O Crescimento do Poker em Portugal

0

Nos últimos anos, temos vindo a assistir a um crescimento cada vez maior do poker em Portugal. Um dos fatores que explica esta popularidade é a entrada das principais marcas da indústria no país, principalmente através dos canais digitais.

Atualmente, e segundo o Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos, estima-se que haja em rede entre 100 a 150 mil jogadores, a maioria entre os 18 e os 30 anos.

Contudo, a popularidade deste desporto não se fica apenas por estes números e pelo digital. Portugal também tem potenciado a prática da modalidade. O nosso país tem vindo a acolher sazonalmente alguns dos eventos mais importantes deste desporto a nível europeu. Torneios de grande dimensão que atraem centenas de jogadores à procura de um momento de glória.

Além disso, os jogadores portugueses também estão na “boca” do mundo do poker. O português João Vieira foi o campeão de uma das etapas da World Series of Poker em 2019 – o certame é o maior deste desporto no planeta. O que só por si já demonstra qualidade e afirmação dos nossos craques neste desporto.

Bendeira Portuguesa @PedroSantos

Por outro lado, também é de enaltecer o esforço realizado para melhorar o rendimento e consciencializar os portugueses a este desporto. Depois de passar a contar com as diversas marcas online, a ideia sobre a modalidade ganhou uma nova vida no país. Para isso acontecer, muito contou o apoio das autoridades competentes.

Assim, e face a este autêntico “boom”, não poderíamos deixar passar ao lado a oportunidade de indicar e mostrar alguns dos motivos por detrás deste crescimento.

Poker: o novo Fado de Portugal!


1) Um mercado protegido pela regulamentação

Se há um desporto que atrai cada vez mais jogadores online em Portugal é o poker. Se pensarmos que no mercado português 80,9% dos agregados familiares em Portugal têm acesso à internet, não deixa de ser uma amostra bem significativa.

Este número também se explica em muito devido à regulamentação existente, já que em Portugal a prática responsável da modalidade é amplamente divulgada, de forma a fazer com que o praticante desta modalidade possa aproveitar ao máximo seus bônus e seu valor como entretenimento e ótima ferramenta para passar o tempo.

2) As maiores marcas do poker estão a investir em Portugal

O investimento das maiores marcas da indústria também ajuda a entender este súbito crescimento.

Face à regulamentação e ao potencial do mercado, muitas marcas têm vindo a colocar as suas fichas no mercado online português. A PokerStars é uma das operadoras que apostaram no nosso país para expandir as suas operações no mundo digital.

Apercebendo-se da qualidade dos jogadores e das condições disponíveis, têm vindo a criar condições para que a prática tenha vindo a crescer de forma sustentável.

Outro fator que também ajudou muito as marcas, foi perceberem que os jogos online são cada vez mais procurados pelos jogadores portugueses.

3) “Craques” Portugueses a ganharem notoriedade

Outro dos motivos que explica o fenómeno do poker em Portugal é exatamente a quantidade de jogadores conhecidos e que fazem diferença no panorama do desporto mundial.

Nomes como João Vieira, Diogo Veiga, João Barbosa ou Fernando António Fontoura Brito, fazem parte da elite do poker e conquistam frequentemente torneios e avultados prize money’s.

Enaltecer que muitos destes profissionais trocam as suas “vidas normais” para representar o país ao mais alto nível, quer seja em mesas físicas ou até mesmo online!

4) Número de Torneios Oficiais no país

Como já dissemos em cima, são alguns os torneios que ocorrem em Portugal. Sendo que os principais são: WPT Deepstacks, Solverde Poker Season ou o ECT Poker Tour.

Torneios que vieram ajudam ainda mais a profissionalização do desporto e permitem que muitos jogadores tenham contacto com realidades diferentes e conheçam os bastidores de um ambiente extremamente competitivo e com excelentes prémios.

Contudo, mais uma vez referimos, que nada disto seria possível se não existisse uma entidade própria e meios para incentivar à organização destes eventos.

5) Crescimento Mundial da modalidade


O crescimento da modalidade ao redor do globo também ajudou a dar força para que o poker tivesse crescimento em Portugal. Em paralelo, o desporto cresce a passos largos no Brasil e isso, por tabela, acaba favorecendo nosso país. Com o crescimento no Brasil, há cada vez mais conteúdo para quem se interessa pela modalidade – podendo aprender desde o básico sobre as nuances desse desporto mental.

De acordo com alguns estudos, em 2011 existiam pelo menos 100 milhões de jogadores espalhados pelo globo. Um número incrível se pensarmos que é uma modalidade que obriga a uma dedicação e esforços extra.

Bandeiras @JoshuaFuller

Com efeito, está mais que visto que o poker veio para ficar. Seja por curiosidade, pelas recompensas, tipos de jogo, regras ou até pela própria jogabilidade, a verdade é que ganha adeptos a cada ano que passa.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também