Open House Lisboa 2020: Vá pelos seus ouvidos

0

Descobrir Lisboa através de passeios sonoros em formato podcast propostos por oito convidados

Na fase em que o país e a cidade retomam gradualmente a sua actividade, a Trienal de Arquitectura de Lisboa anuncia a próxima edição do Open House Lisboa. A 9ª edição do habitual fim-de-semana que abre as portas da arquitectura da capital ganha este ano um novo formato. Um programa de passeios sonoros todo realizado em espaço exterior com o objectivo de re-interpretar e enriquecer o histórico do evento, adaptando-as à manutenção das recomendadas distâncias físicas. 

Nos dias 26 e 27 de Setembro, o Open House Lisboa convida o público a redescobrir a arte de dar um passeio através da Lisboa imaginada, vivida e narrada por oito convidados muito especiais. Partindo do atlas de arquitectura online Open House Lisboa – que reúne os 284 espaços que fizeram parte dos diferentes roteiros desde 2012 – os convidados desenham e relatam passeios pedestres narrados na 1ª pessoa que dão origem a oito áudio-guias que o visitante pode seguir de forma independente e a qualquer hora. Este é o formato OH Lisboa 2020 que vai revelar a cidade de Inês Meneses (comunicadora), Leonor Teles (cineasta) Paula Moura Pinheiro (jornalista e apresentadora), Lígia Soares (coreógrafa e dramaturga), Gonçalo Byrne (arquitecto), Rui Tavares (historiador), Gonçalo M. Tavares (escritor) e Tomás Wallenstein (músico). 

O convite está lançado e o procedimento é simples: descarregar os podcasts e o itinerário assinalado no mapa do site oficial do evento e seguir passeando ao som da voz de cada autoria. Pretende-se que este conjunto variado de vozes de diferentes áreas da cultura seja catalisador de experiências sensoriais únicas, permitindo novas vivências e conhecimentos sobre a cidade que habitamos.

Segundo Joana Gomes Cardoso, presidente da EGEAC, “o desenvolvimento de podcasts nesta 9ª edição do Open House Lisboa, com vozes e autorias de áreas e experiências tão diversas, é um formato que permite a adaptação do evento às condicionantes actuais, possibilitando um regresso às ruas lisboetas sem comprometer a segurança do público. Uma abordagem que torna de novo acessível a história arquitectónica e multifacetada de Lisboa.”

Já Carolina Vicente, coordenadora do OH Lisboa que integra a equipa executiva da Trienal, sublinha “o contexto atípico que atravessamos, ofereceu-nos a oportunidade de reflectir sobre como pode a cidade e a sua arquitectura serem celebradas, embora de portas fechadas. Assim, nesta 9ª edição, convidamos os lisboetas a saírem à rua e a contemplarem a cidade, redescobrindo-a através de percursos guiados ao ouvido, na primeira pessoa, por vozes que irão partilhar o que de mais intrínseco as liga à cidade.”Através destas experiências sonoras e performativas que sugerem formas singulares de ouvir, ver, sentir e viver Lisboa, acreditamos cumprir a missão basilar do evento: estreitar o diálogo entre o público, a cidade e a arquitectura, numa versão inédita no histórico do OH Lisboa.”

Para ajudar a experiência do passeio citadino no fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro, há uma equipa de voluntariado a pontuar os diferentes percursos com o intuito de ajudar e prestar esclarecimentos. O entusiasmo desta equipa de Volts tem-se revelado vital nas consecutivas edições que marcam a agenda cultural.

O Open House Lisboa 2020 é uma co-produção Trienal de Lisboa e EGEAC e conta com o apoio da Fundação Serra Henriques e da Dizplay. Neste mesmo fim-de-semana, também se realiza o Open House em três outras cidade europeias: Madrid, Bilbao e Zurique.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também