Taylor Swift lançou nesta segunda-feira, 19 de Agosto, o videoclipe de “Shake It Off”, o primeiro single do seu novo disco, e está a causar polémica, com acusações de racismo pelo meio. O “rapper” Earl Sweatshirt, que integra o colectivo Odd Future, diz que a cantora está a “perpetuar estereótipos negros“.
Taylor Swift faz serenata para criança de 6 anos com cancro
No videoclipe Taylor Swift procura afirmar a sua liberdade de dançar como bem lhe apetece, surgindo a encenar algum “twerking”, rodeada de bailarinas negras e com roupas inspiradas na habitual imagem dos “rappers”.
Ora, para Earl Sweatshirt é evidente que se trata de um videoclip racista e “ofensivo“, conforme escreveu no seu perfil do Twitter, frisando que “perpetua estereótipos negros para as mesmas meninas brancas que escondem o seu preconceito proclamando o seu amor à cultura“.
O rapper cita ainda aqueles casos de “pessoas brancas que temem pessoas negras, mas adoram dançar twerk e falar ‘nigga’“.
Taylor Swift é criticada pela modelo Jessica Hart da Victoria’s Secret
Entretanto, alguns anónimos também têm partilhado, pelas redes sociais, algumas críticas a Taylor Swift, notando que ela aparece no vídeo como uma mulher branca vestida de uma caricatura de uma mulher negra e concluindo que é uma piada de mau gosto.
“Shake It Off” é o primeiro single do novo disco da cantora, “1989”, que será lançado no próximo dia 27 de Outubro. 1989 foi o ano de nascimento de Taylor Swift e foi escolhido como título do álbum por marcar o renascimento da cantora que parece estar a reinventar-se num estilo mais pop.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar