Twitter: como dominar o mundo em 140 caracteres

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Para que serve o Twitter, afinal?

Ultra-sinteticamente, o Twitter permite-te partilhar mensagens de até 140 caracteres – sim, menos do que uma SMS. Parece um pouco inútil, mas as possibilidades são infinitas.

O Twitter já existe desde 2006 e a verdade é que em Portugal nunca teve o sucesso dos outros países. No entanto, apesar de pequena, temos uma comunidade bastante dinâmica.

Mas o que é que esta rede social tem para oferecer?

1. Amigos, celebridades, notícias: está tudo lá

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O Twitter é ideal para saber rapidamente o que se passa. Os tweets ocupam menos espaço do que os posts do Facebook, por isso é só fazer scroll e estar logo bem informado.

Logo que abres uma conta, aparecem-te sugestões de utilizadores para “Seguir”. Para encontrar os amigos, basta procurar na lista de contactos de e-mail quais é que estão registados na rede.

Há também um sistema que identifica os assuntos que estão a fazer buzz: os Trending Topics (TT). Podes ajustar se queres estar a par das tendências em Portugal ou dos tweets à escala global.

2. Não precisas de publicar tweets para estar no Twitter

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Tal como a tua cronologia do Facebook pode ficar abandonada durante semanas mesmo quando passas lá o dia inteiro a cuscar e a fazer “Gosto” em tudo, no Twitter também não é obrigatório estar sempre a tweetar. Aliás, é muito mais engraçado do que as outras redes sociais para acompanhar opiniões de toda a gente, já que não há tantas definições de privacidade e a ferramenta de Pesquisa é muito melhor.

Se achas que parece mesmo mal não ter atividade própria na rede social, experimenta programar a conta para que publique, automaticamente, os posts do teu blog ou até as publicações do Facebook. Não é uma ideia particularmente brilhante, mas é o que muita gente faz.

3. Podes organizar tudo por listas

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Se perdes a paciência rapidamente com os amigos chatos do teu feed ou não gostas de vê-los misturados com as notícias do dia nem com os desabafos das celebridades, uma boa notícia: podes organizar as contas que segues por listas.

Junto ao botão “Seguir” está uma pequena roda dentada que te permite adicionar esse utilizador a uma lista. Para criar uma lista, basta dar-lhe um nome e definir se queres que seja pública ou privada.

Para além de organizar os assuntos que queres ver de cada vez, as listas são úteis porque não tens necessariamente que estar a seguir as contas – ou seja, já podes acompanhar o que dizem a Miley Cyrus e o Justin Bieber à vontade, ninguém precisa saber!

4. Personaliza o teu perfil

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O teu perfil no Twitter é um pouco mais personalizável do que no Facebook ou no Instagram. Além da imagem de perfil e da tua bio – que também tem que ser resumida em 140 caracteres – podes escolher a imagem de fundo, uma imagem para o cabeçalho e as cores que vão compor os links do teu perfil.

Se não gostares de nada disto, sem problemas! Também podes deixar tudo limpinho em modo default.

5. “Olá, mundo.”

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Se ainda não tens, que tal criares uma conta AGORA? É das coisas mais simples que há e manter-se ligado não é complicado, já que o Twitter é fácil de usar também no smartphone.  O primeiro tweet pode ser o que quiseres, seja um “Olá, mundo!” ou um “Isto não é um tweet.”

Depois de seguires alguns utilizadores e te orientares nas funcionalidades, é provável que queiras interagir com a tua rede. Eis aqui um mini-dicionário para não te perderes na Tweetiquette:

Menções (@)

Se quiseres dirigir-te a alguém específico, basta começar o tweet por @Flagrapt* (ou outro nome de utilizador). Essa pessoa vai ser avisada que foi mencionada por outra pessoa e pode responder-te de volta pelo mesmo mecanismo.

Se quiseres responder a alguém que te mencionou, basta clicar na setinha de “Responder” e o Twitter escreve automaticamente o nome da pessoa com quem estás a comunicar no início da caixa de texto.

Ao colocares @ antes do nome de utilizador (o que aparece no URL), essa palavra vai-se transformar num link para o perfil dessa pessoa.

Retweets (RT)

Os RT equivalem às partilhas do Facebook. Quando achares um tweet genial, faz RT (um quadradinho feito com setinhas) para publicares na tua própria timeline.

Se quiser acrescentar um comentário ao tweet, basta escreveres a tua opinião e colocar RT: @Flagrapt* antes do texto citado.

Quando alguém fizer RT de um dos teus tweets, tu recebes uma notificação.

Direct Message (DM)

Um mito quebrado: o Twitter não serve apenas para trocar mensagens em público. A função DM permite-te mandar tweets em privado para outros utilizadores que te sigam, e pode ser útil para conversas rápidas (mas pouco prático por causa do limite de 140 caracteres).

Já agora, é uma seca ter que assistir a conversas “público-privadas” alheias na tua timeline, por isso escolhe sempre o chat do Facebook, o Gtalk ou o Skype para conversas longas com gente que tenhas mais confiança.

Hashtag (#)

As hashtags, prolificamente usadas no Instagram, servem para situar um tweet num determinado assunto.

Pode usar hashtags para seguir um determinado evento em tempo real (#Oscars2014), uma série (#WalkingDead), um site incrível (#FLAGRA), um tópico recorrente (#FCP), uma pessoa (#Sócrates), um tema (#loiras) ou um dos trending topics (#LRT). A partir do momento em que pões um # antes de uma palavra (sem espaço a separar), essa transforma-se num link para uma lista de tweets em que a mesma hashtag foi usada.

Atenção que, ao contrário do Instagram, onde não há limites de caracteres, no Twitter convém não abusar das hashtags.

Follow Friday (#FF)

Há contas que são absolutamente fabulosas – e merecem ser seguidas por outras pessoas. Por isso, sexta-feira é dia de sugerir aos teus seguidores os teus utilizadores favoritos. Basta fazer um tweet com a hashtag #FF e escrever em seguida @Flagrapt* ou outros nomes de utilizadores que queiras recomendar.

Garrett Heath / Flickr

Garrett Heath / Flickr

*Como já reparaste, o FLAGRA está no Twitter em @Flagrapt. E tu, também vens?

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