Uma cabra, uma codorniz e uma papaia deram positivo para o coronavírus na Tanzânia

0

E se uma cabra, uma codorniz e uma papaia acusarem positivo para a presença do coronavírus? Na Tanzânia aconteceu ou não exactamente…

O presidente da Tanzânia, John Magufuli, revelou que enviou, secretamente, amostras de uma cabra, de uma papaia e de uma codorniz, como se fossem de pessoas, para o Laboratório Nacional de Saúde, onde se realizam os testes de despistagem do coronavírus no país, e que as análises deram positivo para a Covid-19.

O exemplo foi usado por Magufuli para criticar o Laboratório e para contestar os números oficiais de casos de Covid-19 assinalados no país.

Trata-se de um líder ao estilo Trump e Bolsonaro que tem desvalorizado o vírus e que considera que os testes no seu país estão a ser mal feitos.

Depois dos alegados positivos da cabra, da codorniz e da papaia, Magufuli despediu o chefe do Laboratório Nacional de Saúde, Nyambura Moreni, e ordenou uma investigação, falando em “jogo sujo”.

“Tanto o equipamento como as pessoas podem estar envolvidas, também é provável que tenha havido sabotagem”, queixou-se o Presidente da Tanzânia durante uma transmissão ao vivo na televisão nacional.

“Há uma possibilidade de erros técnicos ou estes reagentes importados têm problemas. Provavelmente, os técnicos também são pagos para enganar”, referiu.

Magufuli tem recusado impor fortes restrições no país por causa da pandemia de coronavírus, ao contrário da maioria dos países africanos. Ele alega que a Tanzânia já passou por outras epidemias e que as ultrapassou a todas.

Assim, lojas, Igrejas e transportes públicos continuam a funcionar como habitualmente.

Oficialmente, o país tem 480 casos de infectados e apenas 16 mortes. Mas há quem questione estes números.

Nas últimas horas, surgiram nas redes sociais vídeos que mostram corpos mortos nas ruas da Tanzânia e enterros realizados durante a noite, debaixo de apertadas medidas de segurança, com pessoas a usarem equipamentos de protecção completos, conforme relata o jornal inglês The Telegraph.

Os relatos dizem que há Hospitais a transbordar de pacientes com covid-19 e três elementos do Parlamento terão morrido nos últimos 11 dias, suspeitando-se que estariam infectados com o coronavírus.

Entretanto, Magufuli anunciou que a Tanzânia vai enviar um avião para Madagáscar para trazer um lote de uma bebida à base de plantas chamada “Covid-Organics” e que está a ser vendida como uma “cura” para a covid-19.

// SV

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também