Web Summit troca Lisboa por experiência online em 2020 e inspira-se no sucesso dos concertos virtuais

0

O recente anúncio da versão online do Web Summit, que costuma acontecer em Lisboa, deixou algumas pessoas surpresas. Contudo, algumas outras experiências virtuais, como concertos e webinares, já demonstraram que esse tipo de recurso tem alguns diferenciais que agradam uma boa parte do público. A interação e a facilidade de acesso, por não precisar de um deslocamento, são alguns dos pontos mais elogiados.

Realizado em Lisboa desde 2016, na 8.ª edição, os organizadores do Web Summit anunciaram em outubro algumas mudanças para o evento deste ano. A principal novidade foi a opção de realizar o encontro em formato digital, o que gerou algumas questões por parte do público e também das empresas participantes. Por exemplo, a Mercedes-Benz.io, que é a divisão tecnológica de experiências digitais da empresa de carros alemã, ainda não confirmou se vai estar presente no evento digital em dezembro.

Entretanto, algumas outras empresas olham para a experiência online com alguns diferenciais positivos e que pode fazer bem ao público. A EDP mostrou otimismo com essa versão mais global, e afirmou que vai direcionar a apresentação online para um público mais variado. Segundo a própria empresa, o objetivo de promover a marca para captar startups de todas as partes do mundo vai se manter inalterado, mesmo com o evento online.

Outra empresa que parece pronta para a nova empreitada é a investidora Samsung Next, que confirmou a produção de uma masterclass online com um foco mais global. A ideia da empresa é passar para o público como é possível realizar a transição de uma startup para alcançar o tamanho e a faturação de uma gigante internacional. Ou seja, é um conteúdo diferente do que seria no presencial.

Experiências positivas

O Web Summit não é o primeiro grande evento do ano que passou do presencial para o online. Em julho, aconteceu a Collision from Home, que foi a versão virtual do evento de tecnologia norte-americano. Por serem os mesmo organizadores da feira que acontece em Lisboa, a impressão positiva do Collision mostrou potencial para que o Web Summit também funcione bem no mês de dezembro.

Além de webinares temáticos, o evento online que normalmente acontece em Toronto, no Canadá, também contou com workshops virtuais e salas de conversação com temas específicos. O público que esteve conectado pode realizar perguntas para os palestrantes presentes, como Mark Cuban, presidente da HDNet, Eric Yuan, criador da aplicação Zoom, e até mesmo o manager português José Mourinho.

Não são apenas esses eventos oficiais que fazem sucesso com o público. Plataformas como o Instagram, o Facebook e YouTube foram palcos de diferentes concertos online neste ano e reuniram alguns milhares de pessoas em Portugal e ao redor mundo. Foram duas dessas experiências musicais que se destacaram no país. A primeira foi o concerto Quinta das Canções com Salvador Sobral. A segunda foi o festival de música @FestivalEuFicoEmCasa, que contou com mais de 80 artistas em março deste ano, inclusive nomes como Diogo Piçarra, Mafalda Veiga e Ana Moura.

Digital ganha espaço

Com as novas tecnologias cada vez mais a avançar, o entretenimento digital é consolidado na rotina dos portugueses. As plataformas de streaming mais populares, como a Netflix e a Disney Plus, estão disponíveis no país e em busca de oferecer conteúdos nacionais nos catálogos. Os jogos de aposta online também crescem entre os portugueses, principalmente pela variedades temáticas das slots machines virtuais como mostra o portal VegasSlotsOnline. Os videojogos também são um mercado que merece atenção em Portugal, principalmente com a chegada das consolas de última geração da Sony e da Microsoft por aqui.

Essas são as novas formas de entretenimento, e que não perdem em nada para eventos ou atividades presenciais. As novas tecnologias conseguiram evoluir ao ponto de oferecerem aspetos positivos para o público. Por exemplo, todas essas experiências que falamos podem ser aproveitadas direto da morada, o que significa menos problemas para se deslocar e menores custos também.

O Web Summit é um dos eventos mais importantes da área de tecnologia, seja para Portugal ou então para o mundo. Ter o evento acontecendo online, e acompanhando uma tendência que já atinge outras áreas, é algo positivo e que merece ser experimentado. As experiências online transformam o mundo, e Lisboa parece pronta para mostrar que sabe acompanhar essas tendências. Resta esperar para ver o resultado do evento que acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, sem um lugar físico marcado.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também