Estreia Primeira Pessoa do Plural, de Sandro Aguilar, com Albano Jerónimo e Isabel Abreu

0

Primeira Pessoa do Plural, a mais recente longa-metragem de Sandro Aguilar – com produção luso-italiana O Som e a Fúria/La Sarraz Pictures e distribuição No Comboio – tem estreia nacional a 19 de Fevereiro.

Protagonizado por Albano Jerónimo e Isabel Abreu, com banda sonora original de Marco Franco, Primeira Pessoa do Plural teve estreia mundial no festival de Roterdão, na secção principal – Tiger Competition – e ante-estreia nacional no IndieLisboa 2025, na competição nacional. O filme conta ainda com as interpretações de Carla Maciel, Cláudio da Silva, Cláudia Efe e Eduardo Aguilar. 

Exibido noutros festivais de países como Argentina, Brasil, Espanha, Polónia, Portugal e Uruguai, o filme foi reconhecido com os prémios de melhor actor (Albano Jerónimo) e melhor fotografia (Rui Xavier), na Mostra de València, e melhor direcção artística (Nadia Henriques), no Caminhos do Cinema Português.

Classificado pela crítica, nacional e internacionalmente, como “deslumbrante”, “arrebatador”, “magnético”, “um deleite visual e estético, que promete ressoar nas mentes e corpos da audiência” ou “um dos mais belos ovnis do nosso cinema”, Primeira Pessoa do Plural conta-nos a história de Mateus Lagoa (Albano Jerónimo) e da sua esposa Irene (Isabel Abreu) que se preparam para celebrar o vigésimo aniversário de casamento num luxuoso resort numa ilha tropical, deixando o filho adolescente (Eduardo Aguilar) perigosamente à deriva.

Antes da partida para o paraíso, durante uma noite que têm inesperadamente de passar separados, os efeitos secundários das vacinas fazem-se sentir – febres, desmaios, arrepios, alucinações diversas. Uma melancólica disposição instala-se, e o seu mundo parece de alguma forma fraturado, capaz de insuspeitas e perigosas promessas.

Na semana de estreia estão previstas algumas sessões especiais, nomeadamente, em Lisboa (Cinema Ideal, 19 de Fevereiro), com a presença de realizador e elenco, Porto (Cinema Trindade, 22 de Fevereiro), com Albano Jerónimo, Viseu (Teatro Viriato, 27 Fevereiro), com Sandro Aguilar, Albano Jerónimo e Isabel Abreu.

Para já, está confirmada a exibição em Lisboa (Cinema Ideal, Cinema Nimas, Cinema City Alvalade, UCI El Corte Inglés, NOS Amoreiras, Cinema Fernando Lopes), Porto (Cinema Trindade, NOS Alameda Shop & Spot), Vila Nova de Gaia (UCI Arrábida), Almada (NOS Almada), Coimbra (Casa do Cinema, NOS Alma), Santarém (Castello Lopes), Guimarães (Castello Lopes) e Vila Real (NOS Nosso Shopping), entre outras.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também