A prática de exercício físico em conjunto com o parceiro romântico pode melhorar o humor, aumentar a motivação e a satisfação da relação.
Fazer exercício com a sua cara-metade pode ajudar a tornar o exercício mais interessante, o que pode facilitar a manutenção de uma rotina de exercício.
Sabe-se que o exercício físico tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Mas além disso, a sua prática pode proporcionar momentos em conjunto e promover a união em casal.
Hoje, Dia dos Namorados, fique a par de uma série de vantagens de treinar em casal para, assim, os amantes de desporto terem o plano perfeito para viverem o próximo dia 14 de fevereiro.
- Melhora o humor durante a prática do exercício bem como durante o dia
Um estudo recente, publicado na edição de novembro de 2021 do Journal of Social and Personal Relationships, afirma que o exercício em conjunto com um parceiro romântico está associado a um maior humor positivo durante o exercício – para além do aumento da felicidade resultante do próprio exercício – e correlacionou-se com um humor positivo mais elevado durante o dia.1
- Aumento da motivação
É normal sentir-se inércia para treinar, mas ao fazer em casal, esse sentimento tende a diminuir já que um “puxa” pelo outro. O apoio do parceiro/a é uma das melhores motivações para aumentar a regularidade e/ ou a intensidade dos treinos e ajuda que ambos permaneçam consistentes.
- Maior satisfação consigo e com o seu parceiro
O exercício físico produz substâncias químicas (endorfinas) no cérebro que evocam sentimentos de felicidade, aumentam a autoestima, reduzem o stress e também aumentam a excitação e a libido.
- Sair da zona de conforto
Percebam que atividades cada um gosta mais e arrisquem a partilhar experiências através de atividades novas ou até a complementar treinos.
- Menos discussões
Fazer exercício físico de forma regular ajuda a reduzir o stress, a ansiedade e a depressão3, motivos de muitas discussões de casal.
- Gestão de tempo
Por razões profissionais ou pessoais, estar com aqueles que gostamos como desejaríamos nem sempre é possível. Optar por treinar em conjunto torna-se uma excelente forma de contrariar esta tendência e reforçar laços com o seu parceiro/a.
Algumas sugestões de atividades que os casais podem fazer em conjunto:
- Experimentar uma aula de grupo
Dependendo do gosto de cada casal, há uma grande variedade de atividades energéticas e divertidas possíveis de experimentar, desde Pilates, BodyPump, Yoga, Cycling, que permitirão queimar calorias, melhorar a resistência cardiovascular, força, flexibilidade e coordenação.
- Fazer uma caminhada ou corrida juntos
Seja nas passadeiras ou nas elípticas, é possível trabalhar lado a lado a favor das metas individuais. Nas máquinas de cardio, estarão juntos, mas cada um no seu ritmo, intensidade, de acordo com o seu nível de resistência, sem que um assuma a liderança do outro ao longo do treino.
- Ajudar nos alongamentos musculares
Relaxem os músculos e desfrutem dos benefícios de uma rotina de alongamentos concebida para melhorar a flexibilidade, a postura e que ajudam a recuperar após um dia intenso. Ajudar o parceiro/a a alongar os músculos pode ser útil, no entanto deve-se ter atenção para nunca exagerar por forma a evitar lesões.
Independentemente do tipo de atividade ou dos objetivos, sejam estes ganhar resistência física ou equilibrar corpo e mente, o exercício em si pode ser agradável. A ideia é criar ligação, até porque em conjunto não significa necessariamente fazer o mesmo.
//Fitness Hut
Sê o(a) primeiro(a) a comentar