Viagem ao Sol, documentário de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias, com distribuição No Comboio – estreia dia 28 de dezembro, nas salas portuguesas.
Com ante-estreia internacional, nos Países Baixos, no IDFA – International Documentary, passou por quase 20 festivais em vários países, como o Festival de Sevilla | Festival de Cine Europeo, onde recebeu o Prémio Melhor Filme da Competição Las Nuevas Olas NoFicción. A ante-estreia nacional aconteceu no IndieLisboa.
Viagem ao Sol é um documentário que parte de testemunhos de crianças austríacas que foram enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem de terem sido expostas a situações traumatizantes e que afetaram a sua saúde. É desta forma, uma reflexão sobre crianças que são expostas a situações de conflito e pós-conflito, e a potência do olhar destes testemunhos que revelaram realidades muitas vezes ofuscadas pelas narrativas oficiais.
“Viagem ao Sol retrata as vivências de milhares de crianças austríacas que chegaram ao nosso país após a II Guerra Mundial. Mostra assim a realidade de um país onde o sol só brilhava para alguns. Simultaneamente, desvenda, nos seus aspetos particulares e mais íntimos, o que significa ser criança numa situação de pós conflito. Habitualmente, colocadas à margem da história e na margem das imagens históricas, o olhar das crianças é, no entanto, poderoso e revelador. O que viram estas crianças? Como viveram o período pós conflito? Que nos diz esta experiência acerca dos dias de hoje?”, referem Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar