Divergente: Fenómeno da literatura fantástica chega aos cinemas esta semana

0

É uma das estreias mais esperadas do ano e chega às salas de cinema nacionais esta quinta-feira. “Divergente” é a adaptação do fenómeno da literatura fantástica e conta com Shailene Woodley no principal papel.

Os fãs da saga “Divergente”, escrito por Veronica Roth, já podem suspirar de alívio. O filme de aventura e ficção científica, passa-se numa versão distópica e futurista da cidade de Chicago, onde a sociedade está dividida segundo cinco fações distintas destinadas a desenvolver uma virtude específica em cada um dos indivíduos: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a Inteligência). Aos dezasseis anos, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher o grupo ao qual pretendem unir-se durante o resto da sua vida.

Beatrice, “Tris” , é a heroína da história e é ela que dá mote e nome à saga. Tris não pertence a nenhuma fação. Ela é Divergente, fazendo com que a sua vida esteja em grande perigo. De modo a esconder o seu segredo, Tris acaba por se aliar a uma fação que surpreende todos, inclusive a ela própria.

O filme foi realizado por Neil Burger e conta com Shailene Woodley, Theo James, Ashley Judd, Jai Courtney e Kate Winslet nos principais papéis. Shailene Woodley é a atual menina-fascínio do cinema norte-americano, depois de ter participado em filmes como “Os Descendentes”, com George Clooney, ou “The Spectacular Now”. Porém, foi como protagonist da série “A Vida Secreta de uma Adolescente Americana” que Shailene deu nas vistas.

A saga intitulada de “Divergente” é frequentemente comparada a “The Hunger Games – Os Jogos da Fome”, da também norte-americana Suzanne Colins, já que ambos abordam a temática de uma sociedade dividida sobre um esquema que pretende trazer “equilíbrio”, num contexto futurista e quase pós-apocalíptico do nosso mundo atual. Em ambas as trilogias, a personagem principal é uma jovem rapariga que tem nas suas mãos o poder de mudar o mundo.

Veronica Roth foi considerada a melhor autora pelo GoodReads Choice Awards em 2012. Em 2011, Divergente foi eleito como o melhor livro e Insurgente, foi aclamado como o melhor livro de fantasia para jovens-adultos em 2012, pela mesma entidade.

O filme chega às salas de cinema nacionais na próxima quinta-feira, dia 3 de abril e pretende ser um sucesso de bilheteiras, como a antecessora saga “Os Jogos da Fome” ou “Harry Potter”, ambos adaptações cinematográficas de sucesso de fenómenos internacionais da literatura fantástica.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também