Amanhã chega às salas de cinema portuguesas o filme que acompanha a jornada artística e ativista de Lila Tiago e João Caçador, a dupla que dá vida à banda Fado Bicha e que revolucionou o fado.
A partir de amanhã, 17 de abril, o documentário que regista momentos íntimos das Fado Bicha, desde os bastidores às performances arrebatadoras está disponível nas salas de cinema Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria e Setúbal.
Na próxima semana, a partir de 24 de abril, as salas da Covilhã, Guarda, Santarém e Viana do Castelo abrem também as suas portas para este filme que questiona a nossa relação com as aparências, as normas e as identidades e.
Estreado na Grécia, no Festival Internacional de Documentários de Thessaloniki, o documentário realizado por Justine Lemahieu foi ainda sido selecionado para festivais como o IndieLisboa e o Queer Porto.
Ao longo de vários anos, a realizadora seguiu o percurso da dupla de artistas que através das suas canções subverte e reinterpreta o fado tradicional. Dando corpo e voz a histórias e lutas LGBTQI+, as Fado Bicha fazem da música um espaço de resistência e de afirmação política.
O trabalho de Justine Lemahieu, cineasta luso-francesa, reflete sobre questões socioeconómicas e as formas de resistência quotidianas e insere-se numa tradição de documentários que celebram a diversidade e a luta por direitos fundamentais.
Uma estreia a não perder que para além de evidenciar a força transformadora da arte e da música, dá palco a novas narrativas e a vozes que, ao mesmo tempo que questionam o status quo, também desafiam as normas de género.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar