Os cães guia são amplamente reconhecidos pelo seu trabalho no apoio aos cegos, mas, afinal, podem também ajudar quem sofre de stress pós-traumático, nomeadamente os soldados. É o que se pretende comprovar com este anúncio holandês premiado.
Este filme de menos de um minuto recria uma situação de guerra que é, afinal, um pesadelo de um soldado. E quem está lá para o socorrer e acalmar? Um cão guia que tem até o cuidado de acender a luz, para ajudar a acalmar o soldado.
Redes Sociais mataram o “encantador de cães” César Millán
Reconhecido com o prémio holandês “Gouden Loeki” para melhor anúncio, o vídeo foi filmado inteiramente na Holanda com recurso a imagens de computador que recriam o “background” de guerra.
Peter Van Der Heijden, da Fundação de Cães Guia Holandesa, explica o importante papel dos cães guia na ajuda a pessoas com este tipo de desordem.
“Um cão veterano ajuda as pessoas com desordem de stress pós-traumático a lidarem com os problemas que têm na vida diária, por exemplo, os veteranos que vivem uma experiência traumática ou que estejam a ter um pesadelo, podem ser acordados e acalmados pelos cães”, salienta este elemento da Fundação de Cães Guia Holandesa, citado pelo jornal Daily Mail.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar