O que é que faria se visse uma criança com frio na rua? Este é o mote do vídeo reproduzido acima e que pretende alertar para as dificuldades que as crianças enfrentam na Síria, país que vive em guerra civil há mais de dois anos.
O vídeo é da autoria da filial norueguesa da organização não-governamental internacional SOS Children’s Villages que se dedica à protecção e à defesa dos direitos das crianças em todo o mundo.
O pequeno filme de pouco mais de dois minutos gira em torno de uma criança que está sem casaco e a tremer de frio, numa paragem de autocarro, num gelado dia em Oslo, capital da Noruega. Há uma câmara escondida para captar as reacções das pessoas que, na sua rotina diária, se acercam do local, à espera do autocarro.
O que fica do vídeo é a solidariedade que várias pessoas manifestam para com a criança que alega que lhe roubaram o casaco. Várias cedem-lhe o cachecol ou as luvas e há mesmo quem tire o seu próprio casaco para lho vestir. Um jovem chega até a ficar de camisola de manga curta, depois de cobrir a criança com o seu quispo quente.
“As crianças na Síria têm frio. Doe o seu casaco.” É a mensagem que aparece no final do vídeo e que se pretende passar com esta campanha.
Pode fazer as suas doações neste endereço: http://www.sos-barnebyer.no/syriahelp .
“É uma pessoa que age quando vê alguém a precisar de ajuda?” É a pergunta que se deixa ficar neste vídeo que apela ao lado mais solidário de cada um de nós.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar