Menino de 6 anos arrecadou 400 mil dólares para ajudar o melhor amigo

1

Um menino de 6 anos reforçou o significado da palavra amizade ao ajudar o seu amigo, de 7 anos, que sofre de uma doença rara.

Esta história tem como protagonista Dylan Siegel, com 6 anos na altura, que não conseguiu ficar de braços cruzados perante a doença do seu melhor amigo, Jonah Pournazarian, de 7 anos, que sofre de uma doença rara e para a qual ainda não existe cura.

Segundo a ABCNews, o pequeno Jonah Pournazarian foi diagnosticado com uma forma rara de glicogenose, também conhecida como doença do armazenamento de glicogênio, uma doença hereditária que faz com que o fígado armazene açúcar e não o liberte, levando o paciente a ter níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue, que podem resultar em convulsões ou até mesmo a morte. O caso raro diagnosticado, tipo 1B, significa que Jonah tem também o sistema imunitário comprometido.

Facebook

Facebook

Quando Dylan ficou a par da doença de Jonah, foi para casa e disse aos pais que queria arrecadar dinheiro para a doença do amigo. Os pais sugeriram-lhe vender bolos ou montar uma banca para vender limonada, ao que o pequeno, com uma gargalhada, respondeu:

Não façam de conta que nada se passa. Eu quero fazer algo grande.

A determinação de Dylan foi tal que, passadas 24 horas, chegou ao pé dos pais com páginas de um livro chamado “Barra de Chocolate”. E ele soube argumentar bem a sua ideia. Para ele “barra de chocolate ” significa “incrível”. O livro começa por dizer que a “Disneyland é tão barra de chocolate”, e termina dizendo “Eu gosto de ajudar os meus amigos. Essa é a maior barra de chocolate”.

Inicialmente, Dylan teve acesso a 200 exemplares impressos, os quais foi vender num evento da escola. Em poucas horas os livros esgotaram e ele conseguiu facturar 6 mil dólares. A partir daí ele imprimiu mais exemplares, tendo também criado camisolas, sacolas e bolsas de telemóvel. Tudo isto em prol da cura do amigo.

Objectivo: 1 Milhão

O pequeno arrecadou até ao momento 400 mil dólares, mas o seu objectivo é conseguir juntar 1 milhão. Todo o dinheiro arrecadado por Dylan, agora com 7 anos, tem sido doado a centros de pesquisa sobre a doença de que padece o seu melhor amigo Jonah, na esperança que encontrem uma cura ou um tratamento para ele.

Num desses centros de investigação, agora ajudados pelo livro de Dylan, trabalha o Doutor David Weinstein, que estuda e trata pacientes com glicogenose. Quando soube da existência de um miúdo a recolher dinheiro para ajudar a investigação na qual ele tem trabalhado, o doutor não fez grande caso, tendo apenas pensado tratar-se de um gesto bonito entre amigos.

Contudo, um ano depois, Weinstein mudou de discurso:

Fiquei em choque. (…) Ele [Dylan] angariou mais dinheiro para esta doença do que todas as fundações médicas e apoios combinados. Desde sempre!

Em virtude deste feito, Dylan e Jonah, foram até já premiados com o “RARE Champion Award”, atribuído pelo Global Genes Project, um grupo de defesa de doenças raras. Este é um prémio que geralmente só é atribuído a adultos.

O pai de Dylan, David Siegel, comentou toda esta aventura do filho dizendo que “as crianças podem mudar o mundo tal como qualquer um de nós”.

Artigos Relacionados

1 comentários

  1. Filipe Pinto 27 Setembro, 2013 at 07:29 Responder

    Quando não existem interesses por trás de uma ação, seja ela qual for, tudo se torna mais fácil.
    O ser humano nasce com a capacidade a que eu chamo de humildade e determinação, que aliada à criatividade característica da nossa espécie, que nos diferencia das restantes, que permite com gestos simples e bonitos, efectivamente mudar o mundo literalmente, pena que à medida que a idade começa a avançar para adulta, a aganancia complique tudo.

Post a new comment

Veja também