A coragem e determinação de Beth Whaanga vêm demonstrar como em pleno século XXI o cancro ainda pode ser alvo de estigma.
Esta mãe de quatro filhos resolveu despir-se de preconceitos e deixar a descoberto as marcas que o cancro lhe provocou, com o objectivo de ser uma inspiração para muitas outras mulheres que travam a mesma luta que ela enfrentou.
Foi em 2014, altura em que celebrou 32 anos de vida, que recebeu o diagnóstico que veio mudar a sua vida. Com quatro filhos pequenos, Beth foi confrontada com cancro da mama. E como se uma má noticia não bastasse, era ainda portadora do gene BRCA2, o mesmo que levou a atriz Angelina Jolie a fazer uma mastectomia.
Cirurgião de Angelina Jolie fala sobre a mastectomia da actriz
Operada em Novembro, Beth Whaanga decidiu pegar no seu exemplo e juntou-se à Nadia Mascot, onde deixou a nu a devastação provocada pela cirurgia, para criar o projecto “Por Baixo do Vestido Vermelho”.
Numa mensagem tocante, publicada no Facebook, Beth Whaanga tentou alertar consciências: “Estas imagens são conflituosas e contêm material em topless. Elas não são de forma alguma destinadas a ser sexuais. O objectivo deste projecto é aumentar a consciência para o cancro da mama. Se achar estas imagens ofensivas por favor esconda-as do seu feed”.
A jovem deixa ainda uma mensagem de reflexão: “Cada dia passamos por pessoas. Essas pessoas parecem normais mas, sob a sua roupa, por vezes os seus corpos contam uma história diferente. Isso pode acontecer consigo”.
Apesar do projecto estar a ter sucesso, uma vez que está a ter um grande alcance em muito pouco tempo, certo é que as imagens do seu verdadeiro eu, após a cirurgia, levaram a que mais de 100 amigos da sua página do Facebook simplesmente a removessem.
O vídeo que se segue contém imagens que podem ser consideradas chocantes para os leitores mais sensíveis.
PARA MIM, A MENSAGEM DEIXADA É:
“APESAR DE TUDO, VALE A PENA VIVER!!”
MAS… COMO SERÁ BOM SER SAUDÁVEL E NÃO HAVER LUGAR PARA AS DOENÇAS!! 🙂