Neil Harbisson, músico e artista espanhol, nasceu no Reino Unido incapaz de perceber as cores, síndrome que dá pelo nome de acromatopsia. Por outras palavras, Neil vê o mundo a preto e branco.
Apesar da sua limitação, Neil Harbisson tem lutado durante os últimos 10 anos por uma maior compreensão do potencial tecnológico na melhoria da experiência humana. Nessa luta constante, Neil tem utilizado uma antena, desenvolvida por si, que lhe permite tomar contacto com as cores através de sons.
Esse dispositivo, usado na testa, permite-lhe interpretar as cores associando-as a diferentes frequências sonoras. Na prática, esta criação converte a luz em sons de maior ou menor frequência que Harbisson ouve via condução óssea.
Agora, com a ajuda do programa #firsts da Vodafone, Harbisson compôs uma obra musical baseada nas cores do Palácio da Música de Barcelona, e ensinou um quarteto de cordas e um coro a “ouvir” as cores da mesma forma que ele as “ouve”.
Num momento único, e pela primeira vez no mundo, 42 membros do Coro Juvenil do Palácio e o quarteto de cordas catalão – Quartic – interpretaram a peça musical de Neil, tocando e cantando notas baseadas apenas nas cores que iam vendo em tablets, colocados à sua frente e controlados por Harbisson. Conforme o próprio descreve:
Ver pela primeira vez outras pessoas a interpretar musicalmente as cores foi emocionante para mim. Durante muito tempo vivi num mundo só meu, onde era o único a ouvir a cor. Foi muito emocionante receber outras pessoas no meu mundo pela primeira vez.
Genial, não? E esta é apenas a mais recente história do programa Vodafone #firsts, onde o objectivo principal é inspirar as pessoas a fazerem algo notável, nunca antes feito, com a ajuda da tecnologia móvel.
Nas palavras de Barbara Haase, directora da marca Vodafone:
O que mais gosto nesta conquista de Neil é o facto dele pegar na tecnologia móvel e a usar de uma forma que nunca ninguém a usou. É exactamente este tipo de inovações que celebramos com a Vodafone Firsts
Neil Harbisson desenvolveu ainda uma aplicação para smartphones que nos permite “ouvir” as cores da mesma forma que ele. A app usa a câmara do dispositivo para analisar as cores e transforma-as em sons que são emitidos pelo altifalante do telefone. Para já, esta aplicação só está disponível para android em www.eyeborgapp.com.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar