Vodafone Firsts: usa o teu telemóvel como nunca alguém o fez.

0

Hoje, pela primeira vez, um gigante internacional chega-se à frente para te inspirar a fazer algo notável, algo nunca antes feito. Queres ser o primeiro? O programa Firsts, da Vodafone, é para ti!

Esta iniciativa hoje anunciada consiste em inspirar pessoas, sem olhar a idades nem origens, a fazerem algo extraordinário, pela primeira vez, usando tecnologia móvel. Com efeito, esta vaga de inovação tecnológica arrancou logo na passagem de ano, em Londres, com o lançamento do primeiro fogo de artifício multi-sensorial, que associou luzes, aromas e sabores às diferentes cores das explosões piro-técnicas que iluminaram a capital britânica.

Barbara Haase, directora do grupo Vodafone, descreve o Vodafone Firsts como um programa que “tem a ver com inovação pessoal e inspirar as pessoas a pensarem de uma nova forma”. Mas mais do que esta descrição, só mesmo a própria aplicação destas palavras. Descobre o que é pertencer ao grupo dos #Firsts:

Primeiro clube de combate feminino, por Mary Kom

Quando questionada sobre o que queria fazer pela primeira vez, Mary Kom, campeã olímpica de boxe, disse querer ajudar as mulheres da Índia a aprenderem auto-defesa. Com recurso à tecnologia móvel, a Vodafone ligou a campeã às pessoas certas para a ajudarem a tornar a sua ambição numa realidade.

Actualmente, Mary Kom, com o apoio da Vodafone, encontra-se a criar uma aplicação para dispositivos móveis destinada ao ensino de competências mentais e físicas, necessárias para as mulheres do seu país melhorarem a sua auto-confiança e se defenderem a si mesmas.

Adicionalmente, para ajudar também as mulheres que não dispõem de smartphones, estão a ser criados um serviço gratuito de SMS, que providenciará dicas de segurança e auto-defesa, um fórum nacional e linhas telefónicas de ajuda.

Em busca da onda perfeita, por Tom Lowe

Dentro de dias, o surfista britânico Tom Lowe usará, pela primeira vez, a tecnologia móvel para encontrar uma das ondas mais perigosas do mundo, a onda Todos Santos na zona Norte do México. Ao mesmo tempo, a mesma tecnologia permitir-lhe-á manter-se em contacto com a sua família em Cornwall, no Reino Unido.

Lowe irá contar com a ajuda da Vodafone num sistema de previsão global instalado no seu telemóvel. Esse sistema irá ajudá-lo a localizar a onda, para a qual viajará de avião, de carro, de barco e a pé, para poder então saltar para a prancha e ser o primeiro europeu a surfar a Todos Santos.

Primeira colaboração musical com comunidades tribais, por Spoek Mathambo

Também o músico Spoek Mathambo se encontra a ser ajudado pela Vodafone, por forma a alcançar o seu sonho de criar a primeira música com recurso a diferentes grupos culturais de toda a África do Sul.

Mathambo iniciou uma expedição para conhecer e efectuar gravações com várias comunidades ao longo da Africa do Sul, tendo em vista a produção de uma composição musical unificada. Após o upload das gravações para a nuvem da Vodafone, ligou-se à rede Vodacom para conseguir contactar com os seus colegas que se encontravam a compor a música no seu estúdio em Cape Town.

Todo o desenvolvimento destas inovações podem ser acompanhados na página web do programa Vodafone Firsts, em www.firsts.com. Novas histórias estão já agendadas para entrar no site, como a produção teatral colaborativa, o coro conduzido por cores e uma floresta cantante.

Mais ainda, conforme avançado pela própria Vodafone, ao longo do ano será pedido a algumas pessoas para contarem o que é que elas gostariam de ser as primeiras a fazer. Não percas as respostas em www.firsts.com e… inspira-te!

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar